sexta-feira, 17 de junho de 2011

Comunidade no Facebook paga despesas veterinárias do leão Ariel em Maringá



Rubia Pimenta
fotos: Comunidade Ajuda ao Leão Ariel





Desde que ficou doente e perdeu o movimento das patas traseiras, em julho de 2010, a recuperação do leão Ariel tem comovido milhares de pessoas em todo o Brasil. O felino, que vive no Canil Emanuel, em Maringá, teve o caso acompanhado por um programa de televisão de rede nacional, que bancava todas as despesas veterinárias, fornecendo equipamentos de fisioterapia para a sua recuperação, além de uma piscina para hidroterapia e até uma cadeira de rodas, que nunca foi usada por dificuldades do animal na reabilitação.
Divulgacao
Durante seis meses Ariel foi tratado com fisioterapeuta particular; ele fazia hidroterapia e tinha uma cadeira de rodas, que nunca foi usada












Após seis meses de trabalho intenso, com fisioterapeuta particular, no dia 13 de junho a proprietária do animal, Raquel Borges, recebeu um e-mail da produção do programa afirmando que não iria mais patrocinar as despesas. "Eles falaram que o caso do Ariel é irreversível, e que ele não voltará mais a andar, e tinham feito tudo que estava ao alcance deles", diz.
Raquel conta que Ariel não evoluiu após a cirurgia, mesmo com todo o esforço dos profissionais e a fisioterapia intensiva. "Ao contrário, parece que ele piorou, mas ninguém fala com certeza que o caso dele é irreversível", afirma.
Na última semana, Ariel teve dois quadros convulsivos. "Esta é a situação que mais nos preocupa. Mas ele está comendo bem - só ontem à noite foram sete quilos de carne - e continua muito dócil. O Ariel, quando não está fazendo os exercícios do tratamento, fica deitado em um quarto só dele", conta Raquel.
Veterinária de Israel
Recentemente, os proprietários do felino encontraram uma neurologista israelense, especialista em leões, que fez um tratamento em um animal, com problemas semelhantes ao de Ariel, e foi bem sucedida.
"Nós pedimos para a produção do programa nos ajudar a trazê-la, mas eles se negaram, falando que o caso dele é irreversível e encerraram o contrato", conta Raquel.
................................................................................................................................................................................................
Trecho retirado por solicitação de pessoa nele citada embora apenas estejamos reproduzindo matéria divulgada, conforme a fonte abaixo citada


.....................................................................................................................................................................................................
Novo tratamento em São Paulo
A veterinária israelense Meraz Shamir deve chegar ao Brasil na próxima terça-feira (21) para iniciar o tratamento em Ariel. "Estamos esperançosos, pois ela já fez um tratamento em um leão com com problemas semelhantes e foi bem sucedida".
Ariel será transportado até São Paulo em uma caminhonete F-250, dos proprietários do Canil Emanuel. "Já temos autorização ambiental para fazer a viagem", ressalta.
Conforme Raquel, há possibilidade de se realizar uma nova cirurgia em Ariel. "Mas é necessário fazer os exames antes para saber se será necessário", fala.
Leão Ariel
O felino nasceu em julho de 2008 no Canil e Escola Emanuel, empresa de Maringá especializada no treinamento de cães policiais e hospedagem de animais.
Ariel vive com os pais e 11 tigres. O canil em Maringá recebeu licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e teve que cumprir uma série de normas para abrigar esse tipo de animal.

Fonte: http://maringa.odiario.com/