Foto divulgação |
Profissionais do Hospital Veterinário de Uberaba criaram um casco artificial para um jabuti adulto que teve 95% do corpo queimado. De acordo com professor e médico veterinário Cláudio Yudi, foi usada resina plástica, a mesma utilizada por dentistas, para montar uma nova carapaça. Foi mais de um ano de adaptação e agora o jabuti terá alta.
Além da carapaça original destruída, o animal teve também queimaduras nas patas e, segundo o médico, somente a cabeça ficou protegida. “Quando o jabuti chegou aqui, mais parecia um ‘carvãozinho’, com queimaduras de até segundo grau. Ele teve de ficar um mês internado, depois voltava mensalmente para avaliações. Começamos o tratamento, mas poucos acreditavam que seria possível criar uma nova casca”, afirma Yudi.
Segundo Yudi, foi montando a carapaça artificial aos poucos, ao mesmo tempo em que caía a original, colava a resina, entretanto, ele explica que os danos precisam de certos cuidados, pois caso tenha uma rachadura, existe a possibilidade de infecção. “A casca é semelhante à original na resistência, mas não substitui a natural, que é melhor, mas dará bem-estar ao animal para que tenha uma vida normal”, explica.
Será necessário acompanhar o desenvolvimento do jabuti, pois ele tem apenas oito anos e o tempo de vida pode chegar a 80 anos, portanto, é possível que a casca sofra rachaduras. “Esta é a primeira vez que faço um serviço como este, às vezes aparecem no Hospital Veterinário animais com fraturas, mas 100% do corpo, essa foi a primeira vez!”, finaliza.
Fonte: http://www.jmonline.com.br