segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Concurso transforma alunos da rede pública em Veterinários Mirins


Concurso será realizado com alunos do 5º ano das 53 escolas municipais de São José dos Pinhais
A Prefeitura de São José dos Pinhais lançou nesta semana o concurso Veterinário Mirim, aberto a alunos do 5º ano das 53 escolas municipais da cidade. Serão três categorias (desenho, frase e redação), cada uma delas com tema proposto a ser desenvolvido pelos alunos. Os finalistas terão seus trabalhos publicados em livro.

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente estão visitando as escolas municipais para divulgar o concurso e o seu regulamento. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Edilaine Vieira, o concurso reforça as atividades educativas já desenvolvidas pelo Programa de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais. “Agora é o momento das crianças colocarem em prática todo o conteúdo que aprenderam, neste primeiro semestre, sobre o conceito de Guarda Responsável”.

Dariane Catapan, coordenadora do programa, explica que o desenho deve transmitir a mensagem de “Bem Estar Animal – Um ambiente legal para o meu animal”. Já a redação é sobre “Zoonozes – Cuidar do meu animal não é um dever é um prazer” e a frase deve destacar o tema “Guarda Responsável – sou um proprietário responsável, pois ...”. Os alunos têm até o dia 8 de agosto para encaminhar os trabalhos.

Uma comissão julgadora, composta por servidores municipais (das secretarias de Meio Ambiente, Comunicação, Saúde e Educação) irá analisar os melhores trabalhos, levando em consideração a originalidade e a criatividade em relação ao tema proposto. Cada membro da comissão julgadora atribuirá uma nota de 5 a 10 para cada trabalho.

Os alunos autores dos melhores trabalhos serão intitulados “Veterinários Mirins” e terão seus trabalhos publicados em um livro. Além disso, ganharão uma visita ao Hospital Veterinário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, certificado e camiseta. A premiação será entregue durante evento a ser realizado no dia 9 de setembro – Dia do Veterinário.

“O livro reunirá ainda informações sobre o Programa de Controle Ético da População Canina e Felina, dicas de como cuidar do seu animal e depoimentos, como o do proprietário do primeiro cachorro castrado através do programa”, revela a secretária.

Na próxima segunda-feira (1º), durante sessão pública com representantes de cada escola, será realizado o sorteio para a distribuição das categorias. No total serão premiados 102 trabalhos. Cada uma das turmas de 5º ano da rede pública de ensino terá um aluno finalista. Os professores dos alunos autores dos melhores trabalhos também receberão certificado e camiseta.

Sobre o Programa - O Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais foi criado em 2010, com o objetivo de realizar censo animal, cadastro e implantação de microchips em cães e gatos, castração gratuita e conscientização da população através dos conceitos da guarda responsável. Em paralelo a todas essas atividades, o Programa Municipal ainda previa atividades para as crianças desenvolverem atitudes de solidariedade e responsabilidade em relação aos animais. Dentre as etapas educativas já desenvolvidas está a capacitação de professores, inserção do livro: “Zoonoses, Bem-estar animal e Guarda Responsável”, de autoria de professores da Universidade Federal do Paraná, apresentação da peça teatral “O Cachorro do Menino” para todos os alunos do 5º ano e exibição de um vídeo institucional em forma de desenho animado, contendo quatro episódios, todos estrelados pelo mascote “Pelucho”. Vale ressaltar que a escolha do mascote aconteceu através de concurso realizado com alunos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Após o concurso Veterinário Mirim, a Secretaria de Meio Ambiente entregará a todos os alunos do 5º ano da rede pública de ensino de São José dos Pinhais um exemplar do livro “A Cidade e Seus Bichos”, também de autoria de professores da UFPR.

Serviço
Concurso Veterinário Mirim de SJP
Participantes: Alunos do 5º ano das escolas municipais
Categorias: Desenho, frase e redação
Data final de entrega dos trabalhos: 08 de agosto – até às 17h30
Local: Secretaria de Meio Ambiente – Divisão de Guarda Responsável
Data da premiação: 09 de setembro (Dia do Veterinário)


Fotos: Silvio Ramos