sábado, 6 de novembro de 2010

Você Está Preparado Para Ter um Cachorro?

Você Está Preparado

Para Ter um Cachorro?
Produtos para cachorro que você nunca viu em uma petshop
Muitas vezes a imagem de um filhotinho na vitrine de uma Pet Shop desperta nas pessoas uma vontade muito grande de levá-lo para casa, protege-lo e enche-lo de carinho. Mas a lua-de-mel dura pouco. Termina até no mesmo dia que o cachorrinho chega em casa. Muitos donos se desesperam quando vem aquela bolinha de pelos começar a morder, chorar, e fazer xixi e cocô em todos os lugares.Como já estamos chegando perto do Natal, vários leitores podem estar pensando nas grandes alegrias de se ter um filhote para chamar de seu no novo ano que vai se iniciar. Junto com um filhote vem muita coisa boa, mas também vem muita responsabilidade. Leia este artigo e veja se você está preparado para conviver com um cachorro dentro de casa!
A grande pergunta é então:
VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA TER UM CACHORRO?
Parece ser uma pergunta simples e de fácil resposta, mas temos visto na prática que não é.
Para vocês terem uma idéia, estas são as causas mais comuns de reclamações que ouvimos de pessoas que querem dar os seus animais.
O cachorro foi comprado pro meu filho que não cuida dele. Eu nunca quis ter cachorro em casa/apartamento.
É uma grande ilusão esperar que uma criança, ou mesmo um adolescente vá tomar conta de um animal, com todas as responsabilidades que estão envolvidas nesta relação. A maioria dos cachorros é uma ótima companhia para crianças e jovens, mas nem tudo é festa. Cachorros precisam ser alimentados, escovados, educados, banhados, exercitados, e amados com regularidade. Não dá para deixar o cachorro sem comida e sem passear porque apareceu um lugar legal para passar o fim de semana. Os pais devem estar conscientes que quando eles permitem que o filho tenha um animal, eles estão compactuando com esta adoção, e que desde que o mundo é mundo os cachorros sobram para os pais. Se você não quer tomar conta do "neto" peludo diga não e bata pé. Seja firme, você não precisa ter um animal, e todo o trabalho que vem junto, se você não quiser. Só não vale é descontar no bicho depois.
O cachorro é um amor, super bonzinho, adoro ele. 
O único problema é que ele solta pêlos e eu detesto pêlos na casa.
É verdade. Cachorros soltam pêlos. Algumas raças mais do que outras, mas praticamente todos soltam pêlos. Cachorros pequenos não soltam, necessariamente, menos pêlos do que cachorros grandes (mesmo que os grandalhões tenham uma "área" bem maior) e, normalmente, cachorros de pêlo curto soltam muito mais pêlo do que os de pêlo longo. O pêlo curto também é muito mais difícil de limpar do que o pêlo longo.
Algumas pessoas têm alergia a pêlos, meu caso, e embora eu nunca tenha deixado de ter bichos por causa da alergia, o melhor é levar todos os membros da família até o canil da raça que se pretende adquirir e ver quem é mais sensível e se mesmo assim está tudo bem.
As raças que possuem o subpêlo (um pelinho mais curto, denso e fofinho junto ao corpo e por baixo do pêlo longo), são os que soltam mais pêlos na primavera e no verão, e que precisam ser escovados para se livrar deste pêlo.
Todas as vezes que eu ouço uma pessoa dizendo que vai dar o cachorro porque ele solta pêlos, duas imagens me vêem a cabeça: A primeira é de uma pessoa devolvendo uma blusa porque a lã pinica. A outra é de uma pessoa "devolvendo" o marido porque ele também solta pêlos e está ficando careca.
Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Mas seria bom que as pessoas se lembrassem que cães tem sentimentos e se apegam e confiam em seus donos. Eles nunca poderiam imaginar que seriam "devolvidos" simplesmente porque eles soltam pêlos, e que todo amor que eles nos proporcionam não seria levado em consideração.
Na grande maioria dos casos a perda de pêlos ocorre intensamente nos meses da primavera e do outono (os cães estão "trocando de roupa") e uma boa escovada no fim de tarde vai ajudar muito na relação entre o dono e o peludo.
O cachorro chora o dia todo porque está sozinho.
O cachorro late e chora a noite toda porque fica sozinho.
Ninguém gosta de ficar sozinho o dia todo. Nem um cachorro. Também não acho que qualquer pessoa iria encarar como sendo agradável a experiência de dormir sozinho no quintal ou trancado na cozinha. Posso entender e respeitar a decisão de uma pessoa que opta por ter um cão que vai ficar o dia todo sozinho, ou que prefere que o cachorro não fique dentro de casa, mas estas pessoas deveriam estar atentas que este não é um processo fácil para um cachorro. Especialmente se ele for um filhote.Cães são animais sociais, criados geneticamente para viver em grupos e se proteger durante a noite.
Para tentar minimizar o problema é preciso que o dono reserve algum tempo do seu dia para se dedicar plenamente ao cão. Brincadeiras, carinhos e cuidados só pro peludo irão fazer com que ele sinta que também é parte da família e que também é aceito por esta família. Caso contrário ele irá se sentir como um cão proscrito. Aquele que é obrigado a viver a margem da matilha, sem poder chegar perto e compartilhar do aconchego, calor e segurança do grupo. Também nestes casos, em que os donos passam muitas horas do dia fora de casa, ou que o cachorro irá viver do lado de fora, é mais aconselhável escolher uma raça que seja naturalmente mais independente do que outras. Só não vale depois ficar reclamando que o cachorro não liga muito pro dono e prefere o caseiro. E lembre-se: Se seu cahorro late e incomoda a vizinhança, a responsabilidade é sua. Faça todo o possível para ser paciente e educado com os vizinhos irritados e tente encontrar maneiras de distrair o peludo quando você está fora e diminuir o desconforto que ele causa aos outros.
cachorro que faz xixi fora do lugar
Minha casa está com cheiro de cachorro.
A menos que o cachorro esteja doente, é muito provável que a casa esteja cheirando a morrinha por descuidos do próprio dono e não por culpa do cachorro. As grandes causas do mau cheiro do cão e, por conseqüência, da casa são a falta de cuidados essenciais na higiene do animal. Cães com orelhas grandes e caídas tendem a ficar com a ponta das mesmas cheias de comida. É preciso verificar depois de cada refeição se as orelhas precisam de uma limpeza. O mercado já oferece um tipo de comedouro especial para cães orelhudos, muito mais estreitos que os comuns, o que evita que as orelhas participem do jantar.
Também é comum que estes cães apresentem problemas de infecções ou fungos, já que as orelhas ficam muito abafadas e úmidas. Uma limpeza semanal e uma visita ao veterinário no primeiro sinal de excesso de cera, ou mau cheiro vão manter o seu cachorrinho sem problemas e cheirinhos desagradáveis. Um outro ponto pouco observado pelos donos em geral são os dentes.
Os cães comem e não escovam os dentes. Os dentes ficam cheios de tártaros e as gengivas inflamadas. O cachorro fica com um bafo de dragão. O cachorro lambe o pêlo. O cachorro todo fica com cheiro de dragão. O cachorro se esfrega nos móveis. E a casa do dono fica cheirando a jaula de onça. E olha que o mau cheiro é o menor dos problemas que o tártaro pode causar pro cachorrinho. Infecções sérias, que podem comprometer toda a saúde do cão, podem ter início numa boca mal tratada.
Mesmo que o seu cachorro tenha a boca e os dentes limpinhos, o pêlo também precisa de alguns cuidados. Escovar para retirar o pêlo morto, e secar muito bem o pêlo para não dar fungos e nem a famosa "inhaca" de cachorro, ajudam a manter o ar mais fresquinho.
Finalmente: O jornal. Cães que usam jornal para fazer xixi e cocô precisam ter o jornal sempre limpinho. Até os cães agradecem. Se ele se alivia na área externa também existem ótimos produtos para remover completamente o cheiro de urina e fezes. Produtos especiais (vendidos na BitCão) que não mascaram o cheiro ruim, mas limpam de verdade.
Agora, só mais uma perguntinha: Você não pensaria em por sua sogra pro lado de fora só porque ela usa um perfume muito forte, né? Bem, neste caso, talvez.
cachorro que roi tudo
O cachorro cavouca o jardim, o cachorro rói tudo, o cachorro não para quieto, o cachorro morde, o cachorro…..
Quantos anos tem o cachorro? Três meses!
Gente, este cachorro é só um bebê, e vai ser um bebezinho pelos próximos 5 meses. Tá bem que ele pode e precisa ser educado, mas vamos com calma. Ninguém cogitaria dar uma criança porque ela brinca e põe coisas na boca o tempo todo. Um filhote adora aprender novas coisas, e a grande maioria aceita bem a disciplina de um NÃO dito de forma bem firme. Não desista do seu filhote só porque ele é uma peste. Enquanto ele amadurece e cria "juízo" uma escolinha de obediência básica irá fazer milagres no relacionamento de vocês. Os dois vão se descobrir de uma maneira única. Os impulsos destruidores vão ser direcionados para exercícios e tarefas mais construtivas. O cachorro também aprende a se comunicar com o dono e passa a admirá-lo ainda mais. Cachorros adultos, que continuam sendo pestes depois dos 2 anos, também se beneficiam imensamente de um cursinho de obediência.
Acredite-me, um dia a gente acaba até sentindo falta destas maluquices todas de filhote.
Jack Russell Terrier
Eu sei que eu não tenho tempo, eu sei que esta raça é difícil,
mas ele era tão bonitinho…. 
Biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiipp. Resposta errada.
Resista, insista. Vá pra casa, pense e ligue depois. Melhor ainda, ligue semana que vem. Se você tem dúvidas se quer mesmo um cachorrinho não compre até ter certeza (ou o mais próximo disso possível). Um filhotinho é lindo, mas é um monte de trabalho junto.
Quem vai ensinar ele a fazer xixi e cocô no jornal? Quem vai leva-lo para passear 3 vezes por dia? Quem vai limpar as caquinhas eventuais? Quem vai educa-lo para não roer o sapato caro? Quem vai bancar as despesas de vacina, veterinário e ração? Quem vai aguentar quando ele estiver chorando porque quer dormir na cama? Quem vai ficar em casa no feriado se não tiver mais vaga na hospedagem? A resposta para todas estas perguntas deveria ser dada por todos da família, mas nem sempre é assim. Então volte até a afirmação "O cachorro foi comprado para o meu filho" e pense tudo outra vez.
Qual o melhor cachorro para apartamento, que solte pouco pêlo
e que fique sozinho o dia todo? 
O de pelúcia. E que não use pilhas!
Não existe cachorro perfeito. Não existe cachorro mudo. Não existe cachorro sem personalidade. Não existe filhote que vá passar o dia inteiro sozinho e ainda assim vai aprender onde fica o jornal, onde ele pode ou não pode dormir, o que ele pode ou não pode roer. Principalmente: Não existe filhote emocionalmente ajustado e feliz que passe o dia inteiro trancado na área ou no banheiro de empregada, sem interagir com pessoas.
Se você trabalha fora o dia inteiro e quer ter um cachorro procure seguir algumas dicas:
Só pegue o filhote quando você for tirar férias. Assim você vai ter, pelo menos, 30 dias pra ensiná-lo o básico do básico e para estimular o seu filhote, socializando-o e estabelecendo um padrão de confiança com os seres humanos.
Arme um esquema com a sua empregada ou diarista. Talvez ela possa vir um dia a mais na semana e também fazer companhia para o novo membro da família. Converse bastante com ela e certifique-se de que ela gosta de cães e que não se importa de brincar, passear e limpar o jornal dele.
O cachorro não tem educação e eu não quero gastar dinheiro com treinamento.
É bastante razoável que um cachorro não venha com manual de instruções e que também não saiba de cor as regras de convivência com os humanos, mas não se desespere. Tem muita coisa que se pode fazer para educar um filhote sem precisar gastar dinheiro. Sempre dá para pedir para um amigo entrar na Internet e visitar várias homepages sobre comportamento canino - a Lord Cão tem uma homepage ótima sobre este assunto. Também sempre dá para comprar uma ou outra revista sobre animais que vem com um artigo importante, ou um livro legal sobre treinamento. Mas acima de tudo, use o bom senso: toda a filosofia de se educar um cachorrinho está baseada em amor, paciência e persistência, e isso não custa nada.
Eu quero viajar, passar o fim de semana fora, saracotear, mas cachorro prende muito. Treiná-lo 20 minutos por dia? Impossível, o cachorro vai embora.
É verdade, cachorro prende muito. Cachorro precisa no mínimo de 20 minutos de atenção todos os dias para se manter obediente e educado (para ser feliz ele vai precisar um pouquinho mais do que isso). Cachorro vive, em média, de 10 a 15 anos.
Toda vez que eu encontro alguém que está determinado a pensar desta maneira, que definitivamente acha que não vale a pena dedicar nenhum minuto do seu precioso tempo para o cachorro, que isso é problema do caseiro, eu recomendo que eles procurem o mais rápido possível uma nova família para o peludão. O pobre cão merece coisa melhor.
Na verdade todos nós sonhamos com o cachorro perfeito. Lassie e Rin-Tin-TinMilo, só existem, lindos e perfeitos, no cinema e nos filmes de sessão da tarde. Por trás de um cachorro obediente e inteligente existem muitas horas de dedicação ao animal e ao seu treinamento. Mesmo que você não esteja querendo um cão capaz de proezas dignas de fazer inveja ao Flipper, é preciso entender que estamos lidando com um ser vivo que tem sentimentos, expectativas e que pensa (disso eu não tenho a menor dúvida). Um cão também sofre de estresse, ansiedade, melancolia e depressãoCães também são capazes de amar incondicionalmente, de nos dar alegrias, de nos fazer rir e de nos consolar. Como todo relacionamento é preciso seguir regras básicas para se ter o melhor de um grande companheiro. É preciso ser generoso, ser dedicado, ter respeito e se fazer respeitar.
Ninguém precisa ter um cachorro, mas seria muito bom se todos os que os têm tivessem pensado muito bem antes comprar um, e que tivessem abraçado de coração o compromisso de cuidar dele com muito amor e carinho.
Eu também queria ter um filho superdotado, mas...
Adote um cachorro vira-lata
No entanto, se depois de todo este blá-blá-blá, você se acha pronto para ter um cachorro, por que não pensa com muito carinho na idéia de ADOTAR UM VIRA-LATA. Leia mais sobre isto clicando aqui.

ALGUNS PRODUTOS PARA AJUDAR

A EDUCAR O SEU FILHOTE:
Orelha de Boi para Cães
Dois livrinhos escritos pela Cláudia Pizzolatto que ensinam o dono a treinar o seu cachorro, com exercícios básicos de obediência e ajudam a resolver vários problemas comportamentais dos cães
Kong Original
Tudo o que você precisa para ter o melhor banheiro para o seu peludo. Kit com Bandeja Sanitária, Porta-Toalhas e um revolucionário acessório que é adaptado à Bandeja Sanitária Pipi Dollys para cães machos que levantam a patinha ao fazer xixi, ou um lindo acessório decorativo para as fêmeas.
Petiscos para Adestramento
Um brinquedo especial que não deixa seu cão se sentir entediado, sozinho, ou estressado. Basta colocar petiscos ou grãos de ração dentro da Pulga e oferecer para o peludo. Ele passará horas brincando de tirar as gostosuras e sendo automaticamente recompensado pelo seu comportamento. Estimula o exercício físico e mental e incentiva os cães a ficarem tranqüilos mesmo quando estão sozinhos.
Toing para Cachorros
Cachorros precisam de vários estímulos para se manter felizes e saudáveis mentalmente. Este brinquedo tem o toque da pelúcia, o som especial das garrafinhas plásticas quando apertadas e uma textura ”crocante” quando mordido.
Pulga Buddy Toys
Se o seu peludo é do tipo que adora apertar um brinquedo que tenha apito (principalmente na hora do seu programa favorito) não deixe de conhecer os Mega Squeaks. Seu cão vai lhe agradecer pro resto da vida!
Orelha de Boi para Cães
Os brinquedos da linha Pet Stages são feitos com todo o carinho e tecnologia para interagir, estimular, divertir e ocupar o seu peludo. Duráveis, coloridos, cheios de texturas, e com tamanho adequado para os pequenos peludos de todas as idades.
Casco de Vaca
Imitando a pele de ovelha, estes brinquedos são leves, fáceis de carregar, podem ser lavados na máquina e são ótimos para o cão se divertir dentro do apartamento, pois não faz barulho, nem destrói móveis e paredes.
Petisco para Cães
Uma linha de petisco especiais para cachorros, com formatos práticos, e sabor incomparável. Eles adoram. Ideal para usar como recompensa e reforçar os comportamentos desejados do peludo durante as aulas de obediência.
Petiscos para Adestramento
Um produto especialmente formulado para eliminar odores de urina e fezes que só os cães conseguem sentir, com enzimas que destroem completamente as moléculas que causam este odor. Não é um mero desinfetante.
Petiscos para Adestramento
Aspirador de Pó Pet Lover da Electrolux é o mais novo aliado de quem ama bichinhos de estimação mas detesta uma casa cheia de pêlos. Esse prático aspirador foi desenvolvido especialmente para retirar pêlos de animais de estofadoscarpetespisos laminados e de madeira e até bancos de carro.

Quem somos nós?
Nós somos especialistas em psicologia canina e em treinamento de obediência para cãesNosso objetivo é desenvolver um melhor relacionamento entre cachorros e humanos através da disseminação de técnicas modernas de adestramento e da oferta de produtos inovadores e eficazes.

adestramento
Cláudia PizzolattoTreinadora Especialista em Comportamento Canino
BitCão - Brinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão