foto: Psicoportale |
Cães adoram uma janelinha, porém as de automóvel em movimento são um sério risco, tanto para os cães quanto para seus donos.
O vento resseca depressa os olhos e mucosas, que passam a não funcionar direito, podendo levá-lo a desenvolver ceratite, conjuntivite ou alguma séria irritação ocular.
O reflexo dos olhos dos cães não é suficiente para impedir que partículas de poeira e sujeira das ruas e estradas entrem em contato com suas mucosas e áreas sensíveis dos olhos, focinho, nariz e boca.
Nossos companheiros nunca devem andar soltos dentro de um automóvel. Por mais bem treinados que sejam, podem ter reações inesperadas, saltando pela janela ou para cima do dono distraindo a atenção; poderão se machucar gravemente ou até mesmo provocar um acidente.
Existem cintos de segurança especiais, de acordo com tamanho e tipo do animal que evitam saltos que poderão distrair os motoristas.
Uma outra maneira segura é a transportadora, especial para quem tem caminhonete ou qualquer outro veículo com bastante espaço, isolará totalmente o cachorro ou gato se estiver bem presa a estrutura do veículo. O tamanho da transportadora tem que ser compatível com o animal.
Lembre-se que o animal deve sempre permanecer no banco traseiro.
Fonte: www.greepet.vet.br