domingo, 11 de março de 2012

Escovando seu gato





“Mas os gatos não se lambem? Por que preciso escová-los, então?”



A grande maioria dos proprietários de gatos acreditam que somente os gatos de pelagem longa e semi-longa necessitam de escovação, mas isto não é verdade! A escovação tem alguns objetivos. Vamos a eles.

A retirada dos pelos mortos: evita que seu gato faça a ingestão desnecessária destes pelos. Principalmente no verão, quando a queda natural da pelagem aumenta (inclusive nos exemplares de pelo curto!), ela faz com que seu gato passe mais tempo se lambendo, consequentemente engolindo mais pelos. Em grande quantidade, eles podem ficar alojados ao longo do sistema digestivo do seu gatinho, formando as famosas “bolas de pelos” (tricobezoar*).

Em quantidade, as “bolas de pelos” são extremamente nocivas ao gato, podendo até dificultar a absorção de nutrientes. Em casos mais graves, o procedimento cirúrgico é a única solução para sua retirada.

Maior interação com o proprietário: escovar o seu gato é uma ótima oportunidade de estreitar relações com ele! A escovação diária pode ser entendida como um carinho por parte dele. Mas, para que o processo seja orgânico, o animal deve ser acostumado à escovação desde filhote, para assim, facilitar o procedimento. Se ele não foi habituado, comece aos poucos, apenas passando as costas de uma escova por todo seu corpo, como um pré-condicionamento. O segredo é a repetição.


Evite pegar seu gato para escová-lo quando estiver comendo, bebendo água ou dormindo. Escolha um momento neutro para ele. O ato deve ser prazeroso para o gato, portanto sempre ofereça um petisco assim que você terminar. A ideia é que ele associe a escovação a algo agradável.

Vamos a algumas dicas de como escovar gatos de pelagens diversas.


Gatos de pelagem curta (SRDs, Exóticos, Siameses, etc)

Gatos de pelo curto também precisam ser escovados ao menos uma vez por semana. Você pode utilizar uma escova macia, com ou sem bolinhas na ponta. Escove o corpo todo, sempre no sentido do comprimento (do pescoço em direção à cauda). Para facilitar, você pode utilizar produtos para “banho a seco”, sempre exclusivos para gato. Assim, além de escovado, seu gatinho ficará cheiroso e com os pelos brilhantes.


Gatos de pelagem semi-longa (SRDs, Maine Coons, Ragdolls, etc)

A escovação da pelagem semi-longa pode ser feita 2 vezes por semana. Você também pode utilizar produtos para “banho a seco” apropriados para gato, para facilitar o procedimento. Escove o gato na direção do crescimento do pelo. Dê atenção especial à região do pescoço, barriga e peito. Utilize sempre pentes leves, de dentes largos e escovas SEM bolinhas nas pontas.


Gatos de pelagem longa (SRDs, Persas, Himalaios)

Os gatos de pelagem longa, como por exemplo os Persas e os Himalaios devem ter o manto escovado no mínimo 3 vezes por semana para evitar a formação de nós. Finalizadores e produtos para “banho a seco” podem ser utilizados, desde que sejam livres de silicone e de uso exclusivo para gatos. Assim como para os gatos de pelagem semi-longa, o uso de pentes de dentes largos e uma escova SEM bolinhas nas pontas se faz necessário. Não se esqueça de escovar as partes mais difíceis, como barriga, axilas, peito e pescoço. Finalize com a escova, para dar o aspecto de volume ao manto.

Particularmente, eu não recomendo o uso de rasqueadeiras para gatos de pelagem longa ou semi-longa, pois elas podem arrancar pelos saudáveis e também subpelos, além do risco de arranhar a pele do seu gatinho. Rasqueadeiras macias podem ser usadas em gatos de pelo curto, com muito cuidado. Escovas com bolinhas nas pontas também podem arrancar os pelos longos. Estas são mais indicadas apenas para os gatos de pelos curtos, pois terão efeito de massagem.

(*) Converse com o médico veterinário de sua confiança para saber mais sobre a formação das “bolas de pelo” no seu gato.

Valéria Zukauskas

Etologia Felina - Professora e Cat Groomer, é formada em exatas e profissional do mercado pet há quase 10 anos. Idealizadora e proprietária do Centro Estético Peludos & Charmosos e de um blog homônimo sobre comportamento e Estética Felina. Membro do Clube Brasileiro do Gato desde 2006, acumulando títulos nos rankings de Gato do Ano na Categoria Neutros em 2008, 2009 e 2010. Professora de Estética Pet no Instituto Polígono de Ensino de São Bernardo do Campo, no curso Técnico em Veterinária. Palestrante, estudante, observadora e consultora de comportamento de felinos domésticos.
Twitter: @zukauskas