Follow by Email

sábado, 14 de agosto de 2010

Projeto carioca de Pet Terapia leva esperança a quem mais precisa


Projeto carioca de Pet Terapia leva esperança a quem mais precisa




O boxer Napoleão recebendo um carinho durante a visita - Foto: Projeto Pêlo Próximo 


" Pêlo Próximo" quer mostrar a importância e os benefícios dos animais no tratamento de doenças. 

Criado no Rio de Janeiro, por um grupo de voluntários amantes dos animais, o Projeto Pêlo Próximo - "Solidariedade em 4 patas", tem por objetivo chamar a atenção para a importância do trabalho da terapia canina. O grupo realiza um trabalho filantrópico de visitas à Instituições que cuidam de crianças, idosos, adultos,portadores de necessidades especiais e escolas. 

O trabalho do grupo, que conta hoje com um staff de 23 cães, é proporcionar uma tarde de alegria, realizando atividades com cães e pacientes, apresentação de agility, show dog, boliche, futebol, contato direto com o animal e exercícios com arco, escovação e exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade fina dos pacientes. Nas visitas às instituições infantis, o Projeto conta com o "Pet Health". Nessa atividade, as crianças assumem a função de médicos mirins, colocam máscaras de cirurgia e são estimuladas a explorar o corpo do cão, escutam o coração, aplicam injeção, fazem curativos, medicam e no final fazem o diagnóstico do animal. 

O grupo conta atualmente com 35 voluntários, dentre eles veterinário, adestrador, psicólogo, fisioterapeuta, acupunturista, terapeuta ocupacional e uma estagiaria de pedagogia, que tem a função de estimular através da leitura a importância do respeito aos animais e esclarecer de forma lúdica a posse responsável. 

- "Nossa proposta é realizar um trabalho diferente trazendo para o centro das atenções o cão, que é o nosso principal instrumento de trabalho. Em cada visita, procuramos realizar um exercício diferente, adaptando o grau de dificuldade para cada situação. Esses animais promovem verdadeiros milagres, eles mudam completamente a rotina de nossos visitados, estimulam o exercício, o raciocínio e principalmente recuperam a auto-estima dos pacientes.Esse projeto é muito gratificante para todos nós, pois saímos com a sensação de dever cumprido e com o olhar e sorriso dessas pessoas guardados em nossa mente" - afirma a organizadora e psicóloga do projeto Roberta Araújo. 

Para participar do Projeto, todos os cães precisam estar vacinados e vermifugados, passar por uma avaliação comportamental que será realizada pelo adestrador e coordenadores do projeto, apresentar um atestado do veterinário comprovando a boa saúde do animal e, principalmente, não podem demonstrar qualquer tipo de agressividade. 

Para entrar em contato com a equipe do Projeto Pêlo Próximo, basta enviar um email para peloproximo@ gmail.com ou acessar o blog do projeto www.peloproximo. blogspot. com