domingo, 22 de fevereiro de 2009

DICAS

COMO SE ORGANIZAR PARA TER UM CÃO

Sonhando em ter um cachorrinho de estimação?
Há cães de várias idades e perfis, cada um com características diferentes. Difícil de se decidir entre um deles, mas lembre-se de uma coisa: os animais não são objetos dos quais podemos nos desfazer pelo simples mudar de gosto, de idéia, casar ou ter filhos. Chegam tomando espaço na casa inteira e também em nosso coração. Prepare-se para recebê-los sem se arrepender depois.

BRINQUEDOS: Adquira todos os itens necessários antes de trazer seu amiguinho para casa. Ele vai querer brincar com sapatos, meias, poltronas, e qualquer outra coisa que possa mordiscar.Certifique-se que o brinquedo não seja de material sintético, não tenha partes metálicas e que tenha tamanho apropriado.

TIGELA DE COMIDA: Preste atenção também na escolha da tigela de comida. Se ela for muito pequena seu cão não vai conseguir abrir a boca totalmente para se alimentar, terminando por virar a tigela e espalhar a ração no chão. As tigelas devem sempre ficar a altura do peito de seu animal para maior conforto então, à medida que ele cresce, ela deve ser suspensa do chão, evitando que seu bichinho engula ar enquanto come (aerofagia). As pet shops estão equipadas com mesas apropriadas para todos os tipos de portes de cães.

ÁREA DE DORMIR: Na hora de escolher um lugar para seu cãozinho dormir, dê preferência a locais onde ele possa se refugiar quando houver visitas em casa, quando estiver doente ou quando alguma criança o estiver perturbando. A área de serviço do apartamento – ou a lavanderia da casa – é o espaço mais adequado para hospedá-lo nos primeiros três meses, até que comece a se ambientar.

CAMA: Quanto à cama, evite as feitas com vime, pois eles podem roê-las e acabar engolindo farpas e fragmentos perigosos para o trato digestivo. Procure as feitas de tecido a base de algodão ou outras fibras naturais que sejam laváveis e sem botões que possam ser engolidos.O tamanho deve ser adequado ao animal e não esqueça que os cães dormem encolhidos.

ORGANIZE-SE: Antes mesmo de adotar um cachorrinho, procure definir algumas tarefas entreas pessoas da casa. Quem vai cuidar da sua alimentação? Quem vai cuidar da higiene? Quem vai levá-lo para passear?

SEGURANÇA: Verifique na sua residência se existe algum fio elétrico solto ou objetos frágeis que possam ser derrubados facilmente. Seu animal doméstico pode causar acidente com eles. Muito cuidado ao guardar materiais de limpeza, pesticidas, raticidas, pois essas substâncias são perigosíssimas. Até mesmo alimentos comuns e plantas podem causar problemas para a saúde do seu cachorro. Medicamentos destinados a seres humanos não devem, em hipótese alguma, ser utilizados para o tratamento de seu animal doméstico. Qualquer substância estranha ao corpo do animal pode ser fatal. Fique sempre atento com o comportamento do seu cão para detectar se ele está doente ou se machucou de alguma forma. Neste caso, leve-o ao veterinário.

FUGA: Antes de receber seu amiguinho certifique-se que não haja lugares em sua casa por onde o animal possa pular ou passar para rua. Todos em casa devem estar atentos em manter as portas sempre fechadas, nuca esqueça o portão aberto. Uma vez que seu animal fuja pode acabar se desorientando e se perdendo, pdoendo vira sofrer acidentes.

PASSEIOS NA RUA: A maioria dos animais adora um bom passeio na rua. Escolha uma coleira adequeada ao seu animal. NUNCA, nunca leve seu animal para passear na rua sem coleira, animais podem agir por impulso e quando você menos esperar ele fogem ou atravessam ruas podendo vir a sofrer um acidente sério! Ainda, o animal na coleira evita brigas na rua.

ALIMENTAÇÃO: Nessa hora não se deve economizar. Uma boa alimentação é o que irá garantir a saúde e um bom crescimento ao seu amiguinho. Não escolha rações muito baratas, existem muitas razões de preços razoáveis que são ótima. Ainda, só compre rações fechadas e lacradas, nunca pesada no quilo. Essa rações muitas vezes ficam expostas e acabam sendo avo de contaminação.

HORA DO XIXI: Quando o cachorro fizer xixi dentro de casa, limpe logo com vinagre ou produtos específicos para eliminar o cheiro. Não maltrate seu bichinho: esfregar seu nariz no xixi e gritar com ele não adianta nada, só vai apavorá-lo. Mostre para ele o local certo onde deve fazer suas necessidades. Um jornalzinho marcando o lugar certo para o xixi pode ajudar bastante.

HIGIENE: Os animais não precisam tomar tantos banhos como os humanos, um banho a cada 7 ou 15 dias é suficiente para eles. Na hora do banho não esqueça de proteger as orelhas do seu amiguinho com algodão, para evitar água nessa região. Use apenas produtos e sabonetes próprios para aniamais. E seque bem seu animal após o banho para evitar problemas na pele. Algumas raças necessitam de tosas. As unhas também devem ser cortadas de tempos em tempos por um profissional especializado. Alguns donos também escovam os dentes de seus animais, mas lembre-se soemnte com produtos para especificos para animais.

SAÚDE: A qualquer sinal diferente em seu animal (vômitos, diarréias, sangue, prostração...) consulte um veterinário. E lembre-se que seu cãozinho deve ser vacinado uma vez ao ano, com a Décupla e a Raiva.

Por fim, o mais importante é que todos em casa estejam de acordo com a chegada do novo amiguinho, para evitar futuros problemas. E depois é só curtir o seu cãozinho, dando muito amor e carinho a ele !