Follow by Email

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como Encontrar um Gato Perdido



As dicas são interessantes.
Mas não consideramos normal ou aceitável gatos com acesso à rua.
Gato seguro é gato dentro de casa. Ah, cuidado com coleiras em gatos!! Existem modelos especiais, que usam um elástico tipo lastex, para unir dois pedaços de forma que, caso o gato fique preso pela coleira, o elástico rompe e permite que o animal se liberte. Muitos petshops vendem coleiras de material elástico mas sem a emenda de segurança. 






Como Encontrar um Gato Perdido


Algumas vezes, os gatos saem para um simples passeio, o que causa preocupação em seus donos. Apesar de esta ser uma situação estressante, existem maneiras eficientes de fazer seu amigo peludo voltar para casa em segurança.

Passos
Fique calmo. Gatos são criaturas curiosas e ativas, e não é raro um gato sair de casa de vez em quando. É bem possível que seu gato esteja por perto, mas se ele estiver perdido ou em apuros, entrar em pânico não vai ajudar em nada e vai reduzir suas chances de encontrar o felino.

Reveja seus passos. 

Pense qual foi a última vez que você viu seu gato e repasse o que ocorreu desde então. Você abriu alguma porta? Alguma porta que estava aberta para um cômodo sem saída foi fechada? Pergunte para as pessoas da casa, assim como para os vizinhos, qual foi a última vez que viram seu gato.


Reduza o campo de busca. 
Olhe em todas as áreas onde o gato foi visto anteriormente. É importante ver os esconderijos. Quando gatos estão em lugares desconhecidos, eles normalmente ficam assustados e se escondem. Se estiver procurando do lado de fora da casa, veja embaixo de carros ou outros esconderijos, como embaixo de churrasqueiras e grades. Infelizmente, algumas vezes, o gato pode entrar por baixo do carro e dentro do motor. Gatos são notórios também por subir em árvores e não conseguirem descer. Dentro de casa, veja embaixo das camas ou dentro de caixas e outros objetos acessíveis. Você pode querer procurar também em lugares mais inusitados, como a secadora e a máquina de lavar roupas, a geladeira, etc.

Chame pelo gato.
Tente incentivá-lo a sair de seu esconderijo ou voltar para casa chamando ele e oferecendo sua comida favorita. Se seu gato está acostumado a sair de casa, e é possível que ele esteja solto, coloque sua comida favorita em um pote do lado de fora da casa. Faça barulhos que normalmente atraem o gato para perto de você, como chacoalhar o pacote de biscoitos ou assoviar. Mas tenha em mente que gatos em situações de estresse podem não responder ao chamado.

Pare para escutar regularmente.
Um gato aprisionado, ferido ou com fome provavelmente vai miar para chamar sua atenção; enquanto procura, pare regularmente para escutar em cada área em que estiver procurando. Tente escutar o miado do gato lhe chamando, que pode estar abafado por obstáculos no caminho.

Chame a cavalaria.
Chame seus amigos para ajudar a aumentar a busca. Com mais pessoas procurando, você aumenta a chance de encontrar algum rastro do gato. Tenha certeza de avisar a todos que caso alguém o encontre, esta pessoa não deve fazer movimentos bruscos, sob risco de afugentá-lo. É melhor que o dono se aproxime do gato, especialmente se ele tiver um comportamento arisco.

Contate a Sociedade Protetora dos Animais ou os órgãos responsáveis, como o departamento de Zoonoses. Normalmente, se uma pessoa encontra um animal perdido, ela pode contatar um pet shop ou o abrigo de animais local. Ligue para estes lugares e pergunte sobre seu animal, informando a eles todos os detalhes (cor, raça, sexo, idade e seu telefone para contato). Retorne a cada 2 dias até que o gato seja encontrado, pois os abrigos têm diversos animais e pode ser difícil comparar todos com a descrição fornecida.



Anuncie na vizinhança.

Coloque cartazes e distribua folhetos na sua vizinhança. Se o seu gato estiver desaparecido por algumas horas, fale com os vizinhos e imprima folhetos para colocar em suas caixas de correio. Coloque seu nome, telefone e, se possível, uma foto do bichano no folheto. Se seus vizinhos estiverem cientes de que seu gato está desaparecido, eles irão entrar em contato caso o avistem. Coloque informações importantes, como a dieta do seu gato, se ele tem algum problema de saúde, etc. É melhor colocar o maior número de folhetos possível em um raio de 2 km da sua casa.

Dicas
Todas as pessoas envolvidas na busca devem ter um celular ou um rádio (para ficar em contato uns com os outros e avisar caso o gato seja visto ou encontrado) e uma lanterna para olhar nos cantos escuros, até mesmo de dia.

No caso de gatos machos, é muito comum que saiam de casa e não voltem. Eles começam se ausentando por horas, dias e até semanas, e depois de uma escapulida, não retornam mais. Esse comportamento instintivo dos gatos pode ser abrandado ou até totalmente alterado com a castração do animal.
Verifique os anúncios no jornal e tente colocar um anúncio sobre seu gato perdido.


Não se desencoraje

A maioria dos gatos eventualmente volta para casa.
Tome medidas para prevenir este tipo de ocorrência. Se seu gato vive dentro de casa, tenha certeza de que não há janelas ou portas abertas por longos períodos de tempo. Coloque uma coleira no seu gato com o telefone e endereço para contato, se existe uma chance dele ir para fora de casa. Você pode também implantar um microchip com informações sobre seu animal. Organizações de cuidados com animais podem lhe orientar sobre como fazê-lo.

Avisos
Cuidado com golpes. Existem pessoas que irão tentar faturar uma recompensa por animais perdidos, ou até fazer coisas piores; portanto, nunca dê seu endereço para estranhos, não vá a um encontro marcado com um estranho sozinho e nem dê dinheiro a eles por qualquer razão, sem ter certeza do que está fazendo.

Infelizmente, seu gato pode ter sido atropelado enquanto cruzava uma rua. Se você suspeitar, pode entrar em contato com o serviço de limpeza urbana (ou de manutenção de ruas) de sua cidade, para verificar se algum corpo de gato que bata com sua descrição foi encontrado na rua.


Fonte: http://pt.wikihow.com