Follow by Email

domingo, 22 de janeiro de 2012

Refresque seu cãozinho com receita de sorvete de frango

Você não é a única que acha que tomar sorvete é uma das maneiras mais refrescantes de driblar o calor. Seu cachorro também pede por algo saboroso para encarar o verão. Por isso, antes de oferecer guloseimas que podem trazer complicações ao seu pet, melhor manter o pote de água dele sempre cheio e preparar uma sobremesa que vai aliviar o incômodo das altas temperaturas.




Alguns animais mastigam pedaços de gelo, mas outros não são atraídos já que os cubos são inodoros. Por isso, o diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, Marcelo Quinzani, ensina umtruque: caldo de galinha congelado. “É uma forma de refrescar o animal com uma fonte de proteína indicada porque não traz perigo de diarreia ou ganho de peso”, conta. A receita é simples.

Modo de preparo:
Cozinhe meio quilo de carcaça ou pedaços de frango por 20 minutos na panela de pressão, com uma colher de chá rasa de sal, dois talos de salsão, meia cebola e um litro de água. Retire a gordura superficial com uma colher e coloque em forminhas de gelo. Espere congelar e sirva.

Dessa forma, você livra seu cão de possíveis complicações ao dar alimentos comuns. “Os sorvetes são feitos a base de leite e podem dar diarreia além de ser uma fonte calórica, favorecendo o ganho de peso”, explica Quinzani. O ideal é “evitar qualquer tipo de alimento condimentado, gorduroso e dar preferência sempre à ração”, indica.

Além da sobremesa, Marcelo dá dicas de como não deixar seu cachorro com a língua para fora nos dias quentes. “É preciso deixá-lo com pelo tosado, fazer banhos semanais com água em temperatura ambiente e depois secar com secador frio, deixar água fresca e abundante à vontade, manter o animal em ambiente sombreado e se for o caso com ventilador ou ar condicionado, evitar passeios nos horários mais quentes do dia”, conta.

Vale lembrar que se você tem um gato em casa, o truque do caldo de galinha também pode ser usado, mas além de não gostar muito de alimentos gelados, eles mantêm o calor corporal dormindo durante o dia.



Nossa dica: Não recomendamos o uso de cebola em alimentos para cães e gatos.