sábado, 24 de janeiro de 2009

DICAS - CASTRAÇÃO

FIQUE POR DENTRO

Os Benefícios da Castração
A medida mais eficiente para controlar o crescimento das populações de cães e gatos (evitando futuros abandonos e animais de rua) é a castração, cirurgia que remove o útero e os ovários das fêmeas e os testículos dos machos. Além de evitar crias indesejadas, a castração também pode trazer diversos benefícios à saúde que aumentam a longevidade do seu animal, seja ele cão ou gato, macho ou fêmea, de raça ou SRD (sem raça definida).
O ideal é castrar machos e fêmeas ainda filhotes, tão logo tenham recebido todas as vacinas. Quanto mais precoce a castração, maiores são seus benefícios.

Para a Fêmea
A castração é uma prevenção efetiva contra doenças que podem colocar a vida das fêmeas em risco. A mais comum é o câncer de mama, desencadeado pela ação dos hormônios femininos a cada cio (período de receptividade sexual que ocorre normalmente a cada seis meses nas cadelas e a cada três meses no caso das gatas).
"Mais de 20% das cadelas desenvolvem o câncer de mama se não forem castradas precocemente. Por quanto mais cios ela passa, maior é a possibilidade de a doença surgir"
A castração das fêmeas previne também a pseudociese (gravidez psicológica) e a piometra (uma grave infecção uterina).

Para o Macho
Para os machos a castração também é muito importante, pois previne o surgimento de doenças como o câncer de próstata e elimina completamente a possibilidade de tumores nos testículos.
Ainda, um dos principais benefícios da castração dos machos está relacionado a prevenção e melhora de comportamentos associados aos hormônios masculinos, tais como demarcação de território, agressividade por domínio sexual, hipersexualidade ou fugas em busca de parceiras para acasalamento.

Por fim...
A castração não vai mudar o animal. Ele continuará sendo o que sempre foi, não deixará de ser menos macho apenas por que foi castrado, isso é um grande mito popular sem fundamentação. Sobre o ganho de peso, isso pode variar de acordo com o Animal. Existe a possibilidade de ganho de até 15% de peso em função das mudanças no metabolismo, mas a responsabilidade é do dono que disponibiliza alimento em excesso (existem hoje no mercado Rações Light). Entretanto grande parte dos animais não sofrem qualquer alteração de peso após serem castrados.
A cirurgia de castração demora cerca de 10 minutos nos machos e aproximadamente 40 minutos nas fêmeas. A maioria dos animais recupera-se em até quatro dias após a operação.